Cinco dias de testes com a VW Motorsport na Tunísia

Notícias - Entrevistas @ 14-6-2007



O piloto da Lagos Team Carlos Sousa esteve com a Volkwagen Motorsport em testes na Tunísia, logo após ter conseguido mais um pódio na Taça do Mundo, no Rali Transibérico.

Pela primeira vez na sua já longa carreira, participa em testes tão importantes como os que realizou na Tunísia. Como correu o trabalho?
Carlos Sousa: “Foram cinco dias muito importantes, quer para a máquina, o VW Race Touareg, quer para mim, que tive uma oportunidade única de estar envolvido no trabalho de desenvolvimento dos carros que vamos levar ao próximo Lisboa Dakar”.
Quantos quilómetros acabou por fazer, e qual o objectivo do programa técnico que lhe foi confiado?
Carlos Sousa: “Fizemos em média cerca de 450 quilómetros por dia, e o objectivo do meu trabalho foi a simulação de uma etapa do Dakar, para verificar a resistência e a fiabilidade de algumas peças chave. Utilizei o carro com as últimas especificações e posso garantir que estou muito optimista para o próximo Lisboa/Dakar. O Touareg que guiei na Tunísia, estava com as últimas evoluções técnicas. Acho que a Volkswagen está a fazer um excelente trabalho, só espero vir a ser chamado mais vezes, pois esta rodagem é muito importante na preparação do próximo Dakar. Nunca tinha participado na minha carreira numa sessão de testes tão importante com uma equipa oficial com a responsabilidade da VW. Foi uma oportunidade que o Lagos Team garantiu para mim.”
O que há de novo, que o leva a estar tão satisfeito?
Carlos Sousa: “Acho que o carro melhorou muito no capítulo da suspensão, onde foi dado um grande passo em frente, assim como a transmissão que melhorou consideravelmente. Foi feito um excelente trabalho de evolução no VW Race Touareg, com vista à próxima participação na difícil prova que terá novamente a partida de Lisboa.”
Pergunta à responsável do Lagos Team, Joana Lemos: A Volkswagen Motorsport ficou satisfeita com a colaboração do Carlos Sousa no teste da Tunísia?
Joana Lemos: “O Carlos é um grande profissional e julgo que estes testes vieram a ser mais importantes para o nosso piloto, do que pensávamos à partida. Tanto que foi convidado para mais dois dias de colaboração, que inicialmente não estavam previstos. Estamos a conseguir o que desejávamos: Criar condições para um piloto português lutar pelas posições cimeiras num Lisboa Dakar. O Lagos Team e os seus parceiros neste projecto, a Caixa Geral dos Depósitos, a Galp Energia e a TMN, estão satisfeitos com a forma como se está a desenrolar o projecto.”

DCA News @ 14-6-2007 00:00:00


Mais