Pirelli e Politécnico de Milão renovam acordo de investigação conjunta

A Pirelli e a Universidade de Milão renovaram por mais três anos o seu acordo de investigação num encontro que contou com a presença de Marco Tronchetti Provera, Vice-Presidente e Diretor Executivo da Pirelli, e Ferruccio Resta, Reitor do Politécnico. O início deste acordo entre ambas as entidades remonta a 2011 e foi prolongado com o objetivo de desenvolver as tecnologias do pneu do futuro.

TSR @ 28-11-2017 10:35:35

Alguns dos desafios que a Pirelli e a Universidade de Milão enfrentarão de maneira conjunta incluem o uso de nanocargas destinadas à produção de pneus com baixo impacto no meio ambiente e de modelos matemáticos para o programa Cyber Tyre, além do desenvolvimento de materiais inovadores que protejam os pneus do envelhecimento. Estes projetos representam pilares essenciais na missão conjunta que liga estas duas instituições italianas.

Junto de Marco Tronchetti Provera e Ferruccio Resta esteve também presente Gianantonio Magnani, Presidente da Fundação Politécnico da Universidade de Milão, e Maurizio Boiocchi, Vice-Presidente Executivo da Pirelli e Assessor Estratégico de Tecnologia.

A colaboração entre a Universidade de Milão e a Pirelli tem raízes profundas: em 1870, o então graduado Giovanni Battista Pirelli decidiu dedicar-se à Engenharia Química e, especificamente, ao fabrico de borracha após ouvir o conselho de um dos seus professores, Giuseppe Colombo. Pirelli tornou-se então num dos potenciadores desta indústria em Itália, com a fundação da Pirelli em 1872.

Com a passagem dos anos registaram-se múltiplas colaborações entre a Universidade e a Pirelli, com o objetivo de explorar sinergias entre o mundo académio e o empresarial. Entre as diferentes joint ventures há que destacar o CORECOM (Consórcio para a Investigação do Processamento Ótico de Milão), o primeiro consórcio público-privado de Itália, fundado em 1995, e que esteve na vanguarda da fotónica internacional.

Nesta nova fase do compromisso entre a Pirelli e o Politécnico de Milão, que se prolonga de 2017 até 2020, o trabalho será concentrado em duas áreas de investigação fundamentais: o design de materiais inovadores e o desenvolvimento de produtos e cibertecnologias. De seguida apresentamos uma breve lista dos aspetos fundamentais:

Novos materiais: Polímeros modificados, nanocargas, novos materiais com baixo impacto no meio ambiente, dinâmica molecular.

Desenvolvimento de áreas para produtos e cibertecnologias: Redução de ruído, resistência ao aquaplaning, aerodinâmica do pneu, desenvolvimento de modelos matemáticos para chips de ciberpneus destinados a recolher dados para o controlo inteligente dos veículos, e o desenvolvimento de outros serviços que acrescentem um valor extra.

A colaboração entre a Universidade de Milão, a sua Fundação e a Pirelli nos últimos seis anos foi intensa e frutífera nos múltiplos campos abarcados. De facto, desta surgiram nove conjuntos de patentes e mais de 20 artigos científicos internacionais.

A parceria deu também importantes frutos em termos relativos ao rendimento do pneu, à sua segurança e sustentabilidade, mediante o uso de materiais avançados. Por exemplo, foram atribuídos 15 projetos de investigação a recém-graduados no campo da química de materiais e foram completos dois doutoramentos como resultado da associação com a Pirelli.

Nos últimos três anos, a investigação tem-se concentrado na produção e funcionalidade das cargas de carbono (do grafeno aos nanotubos de carbono preto), na preparação de fibra de silício modificada e em estudos de fontes alternativas à borracha natural, além da criação de polímeros inovadores e de materiais auto-reparadores.

No campo da mecânica realizou-se também um intenso trabalho. Desde 2011 foram assinados 12 contratos de investigação destinados ao campo do Cyber Tyre e da Fórmula 1, concentrados nos estudos sobre a interação entre os pneus e a superfície do asfalto.

Uma área particularmente interessante é a dos pneus com uma baixa emissão sonora (projeto conhecido como Silent Tyre Project), trabalho do qual derivam novos métodos de ensaio para a medição do ruído de um pneu em movimento num recinto fechado. Graças ao programa dedicado à automatização da modelagem da banda de rodagem, foram realizados vários estudos das diferentes bandas em produtos Summer, Winter e All-Season.

TSR @ 28-11-2017 10:35:35


Clique aqui para ver mais sobre: Está ... TudoSobreRodas




Últimas notícias