VI Fórum Jurídico de Lisboa
De 3 a 5 de abril, a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa recebe o VI Fórum Jurídico de Lisboa, que se debruça sobre a “reforma do Estado social no contexto da globalização”, adjuvado por um painel de luxo.
TSR @ 29-3-2018 10:56:07
A coordenação científica ficou a cargo de Gilmar Ferreira Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal, do Professor Doutor Carlos Blanco de Morais, Presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e coordenador científico do Centro de Investigação de Direito Público, e do Doutor Cesar Cunha Campos, director da Fundação Getúlio Vargas projetos, no Brasil.
“O Estado Social e os Desafios da Economia Moderna” ou as “Novas Relações Internacionais e Reorganização do Comércio” serão alguns dos temas debatidos por personalidades como Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda do Brasil, Roberto Azevedo, director-geral da Organização Mundial de Comércio, ou João Otávio de Noronha, ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Haverá ainda outros assuntos de importância, como as “Mudanças tecnológicas e os seus impactos económico-sociais e jurídicos” ou “A eficiência do sistema de saúde pública”, que colocará ex-ministros da saúde e directores de serviços hospitalares de Portugal e do Brasil à conversa. Dia 4 de abril, será tempo de falar de “Inteligência artificial e solução de conflitos”, dos “Desafios contemporâneos do ensino universitário – acesso, qualidade e formas de financiamento”, de “Sustentabilidade da segurança social” e de “Impacto político e institucional da globalização nos estados e organizações internacionais”.
Um programa rico, com duas centenas de personalidades de relevo, portuguesas e brasileiras, que irão cruzar-se nos auditórios e anfiteatros da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O investimento, de cerca de 400 mil euros, ficou a cargo da Fundação Getúlio Vargas e de diversas empresas brasileiras do sector privado. O objetivo final é “constituir grupos de trabalho para debater as questões mais prementes dos atuais sistemas do Estado social”, explicou Sidnei Gonzalez, diretor de mercado da Fundação Getúlio Vargas e um dos coordenadores académicos do congresso.
O projecto “Governance 4.0” será outro dos frutos deste encontro, onde vão ser discutidos os modelos de governo do futuro. Entre as instituições envolvidas nesta parceria estão o Centro de Investigação de Direito Público (CIDP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Brasilense de Direito Público (IDP). Convidados estão também investigadores de centros de estudo como a Universidade Nova Lisboa e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Portugal, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e as Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Pernambuco (UFPE).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará o discurso de encerramento, dia 5, à hora de almoço.
TSR @ 29-3-2018 10:56:07
Clique aqui para ver mais sobre: Está ... TudoSobreRodas