Médio Tejo faz balanço muito positivo do serviço Transporte a Pedido
No ano em que se cumprem 5 anos desde a implementação do projeto piloto Transporte a Pedido da GMV na Região do Médio Tejo, são muitas as conclusões que comprovam a eficácia deste serviço.
TSR @ 10-8-2017 11:13:38
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo foi a primeira a implementar o serviço inovador da GMV, Transporte a Pedido, tendo começado pelo concelho de Mação e posteriormente alargado a mais 10 concelhos, totalizando cerca de 250 mil habitantes. O último concelho a implementar o serviço Transporte a Pedido foi Torres Novas, esta segunda-feira 7 de agosto.
“De notar que cerca de 60% da população da região Médio Tejo reside em lugares com menos de 2000 habitantes, onde a implementação de um serviço regular de transporte encontrava dificuldades acrescidas. Encontrar um serviço que pudesse ser adaptado às necessidades reais desta população representou sem dúvida um ganho significativo para a comunidade”, refere a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
“O serviço de Transporte a Pedido distingue-se do transporte regular de passageiros uma vez que é o cliente que gera o pedido da viagem, permitindo que apenas sejam realizados os percursos necessários de acordo com as reservas previamente feitas”, adianta Paulo Alexandre Gomes, Diretor de Automação e Telemática Rodoviária da GMV Portugal.
Os sistemas tecnológicos de suporte ao Transporte a Pedido na Região do Médio Tejo fornecidos pela GMV permitem a implementação de todas as funcionalidades do serviço: reservas, definição de rotas com base nas reservas existentes e nas viaturas disponíveis e cancelamentos de viagens, sendo também possível fazer-se um acompanhamento em tempo real da execução do serviço pelos operadores de transporte, através de uma ferramenta de seguimento das viaturas envolvidas. Com o sistema da GMV é ainda possível criar estatísticas sobre a utilização do serviço e realizar inquéritos de satisfação sobre o serviço junto dos utentes do serviço.
Antes da implementação do serviço Transporte a Pedido, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tinha um serviço de transporte de passageiros muito escasso nas zonas de mais baixa densidade populacional, originando desigualdades sociais no acesso ao transporte público. Por outro lado, os horários estavam grandemente adaptados apenas ao transporte escolar, com quebras muito significativas do serviço ao longo do dia, aos fins-de-semana e feriados e nos períodos de férias escolares.
Para conferir uma maior sustentabilidade a este projeto, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo desenvolveu um conjunto de parcerias com os Centros de Saúde dos diferentes concelhos criando uma articulação dos serviços de transporte com os dias de consultas também devidamente estipulados. “Rapidamente concluímos que grande parte das viagens, mais precisamente 67%, aconteciam por motivos de saúde. Ao estabelecermos a articulação com os dias de consultas por cada concelho conseguimos imediatamente uma otimização dos custos de transporte muito elevada, aliando a isso a enorme satisfação dos utilizadores do serviço”, acrescenta a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Os níveis de satisfação deste serviço são elevados, sendo o tempo do percurso e a qualidade do serviço os fatores mais salientados pelos utilizadores.
O serviço Transporte a Pedido está em funcionamento nos seguintes concelhos: Abrantes, Alcanena, Constância, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Ferreira do Zêzere.
TSR @ 10-8-2017 11:13:38
Clique aqui para ver mais sobre: Está ... TudoSobreRodas