Abertas as inscrições para a 11ª Corrida de Solidariedade ISCPSI / APAV e Marcha de Famílias até 18 de Março

Pelo 11º ano consecutivo, a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) em parceria com o Instituto Superior de Ciências Políticas e Segurança Interna, associam-se para a realização da Corrida de Solidariedade e Marcha das Famílias 2014, que se realizará no próximo dia 23 de Março, pelas 10.30h. 

TSR @ 3-3-2014 17:31:07

Após um ano particularmente ativo, do ponto de novas iniciativas da APAV e sob o mote “Venha correr por quem não consegue fugir”, em 2014, a Corrida de Solidariedade e Marcha das famílias tem por objetivo incentivar a população à prática de exercício físico como forma de combate ao sedentarismo.


Aquela que é uma competição de atletismo de referência a nível nacional conta anualmente com mais de um milhar de participações. Com um percurso de 10 Km, a Corrida de Solidariedade tem como ponto de partida o edifício do ISCPSI, em Alcântara, e meta no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.


A par da corrida de solidariedade, decorre a já habitual Marcha das Famílias. Uma caminhada aberta a toda a comunidade, com um percurso de 3.5 Km e sem qualquer carácter competitivo. 
As inscrições devem ser feitas, até às 23horas de dia 18 de Março, através do site ou através do Facebook da Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV. 


O valor da inscrição (8€) reverte na totalidade para a APAV. Fundada em 1990, a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima tem como principal objetivo promover e contribuir para a informação, proteção e apoio de cidadãos/cidadãs, vítimas de violência doméstica. 


Um ano de novas iniciativas na APAV 


Com o objetivo de proporcionar a todas as vítimas de crime, igual acesso de informação a APAV dedicou-se em 2013 a uma nova iniciativa - o Direito à informação - que servirá de direito primeiro para todos os outros direitos. Desenvolvido numa lógica de fácil consulta, o site www.infovitimas.pt, permite um acesso direto e facilitado a toda a informação, nomeadamente no que respeita a esclarecimentos sobre casos de agressão, agir com maior rapidez e em conformidade com o sistema legal. 


Em parceria com a Intercampus, a APAV realizou o 4º Barómetro APAV/Intercampus - um estudo sobre a percepção da população Portuguesa sobre Stalking, Cyberstalking, Bullying e Cyberbullying – que identifica uma clara necessidade em intervir rapidamente, de forma mais eficaz, na prevenção destes tipos de vitimização e no apoio prestado a vítimas de crimes desta natureza. 


Atenta aos problemas da sociedade, a APAV tem ao longo dos anos, abordado a temática da violência sexual não só nos adultos, como também nas camadas mais jovens, como por exemplo, estudantes universitários. Um estudo recentemente desenvolvido pela Universidade do Minho demonstra índices de prevalência da violência sexual entre os jovens universitários, com cerca de 29.3% dos inquiridos a assentir já ter sofrido, pelo menos, um ato sexual não consentido. Assim surge o “Projeto Unisexo”, uma campanha dirigida a estudantes universitários que atua na prevenção da violência sexual desta camada da sociedade, com  especial enfoque nas relações ocasionais e de namoro. “Depois do não, para! Respeita a  vontade dos outros. A Violência Sexual é crime” é o mote deste projeto de sensibilização que  aborda uma temática bastante sensível. 

TSR @ 3-3-2014 17:31:07


Clique aqui para ver mais sobre: Está ... TudoSobreRodas




Últimas notícias